Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

05-06-2011 14:12

 Sedã da marca japonesa atrai pelo preço, mas continua com poucas novidade

Guilber Hidaka

Nissan Sentra 2012: novidade exterior fica apenas por conta da cor branca perolizada

Com essa cor branca do Nissan Sentra 2012 não seria difícil ser confundido como taxista aqui em São Paulo. Tudo bem que a pintura do sedã da marca japonesa é discretamente perolizada ao contrário dos carros de frota da capital paulista, mas a comparação foi inevitável até com amigos e parentes. De qualquer forma, além dessa nova opção de cor, o sedã que chega a partir de R$ 54.990 recebeu apenas o sistema que dispensa chave para dar a partida como novidade. No caso da versão avaliada, a 2.0 S CVT, o preço sobe para R$ 64.290.

Fazia tempo que não dirigia um carro com câmbio CVT, do mesmo tipo que a Renault adotou no recém-lançado Fluence, difícil de ser encontrado nos modelos atuais. Nos primeiros quilômetros é estranho acelerar e notar que o ponteiro do contagiros quase não varia de posição. A vantagem é o conforto de não sentir trancos entre as trocas de marcha, mas para quem curte o prazer de dirigir é um pouco frustrante. Ainda mais quando não há opção de trocas seqüenciais, como a Audi chegou a oferecer no sedã A4. Por isso, logo fica claro que bom mesmo é aproveitar o sistema de som caprichado com entrada para iPod e pisar de leve no acelerador. Pelos números aferidos por Autoesporte, o Sentra CVT vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. E retoma de 60 a 100 km/h em 6,6 segundos.

 

Guilber Hidaka

Traseira com lanternas cromadas é uma das características marcantes do sedã cuja geração atual foi lançada em 2007

 

O motor 2.0 flex de 143 cavalos tem 16 válvulas, mas responde bem em baixa rotação, ajudado pelo variador de fase do comando de válvulas. São 20,3 kgfm de torque a 4.800, mas a maior parte desta força (90%) já está disponível desde as primeiras marcações do contagiros (2.400 rpm). Em silêncio, a velocidade sobe de maneira constante. E a suspensão se mostra bem equilibrada, mantendo boa estabilidade sem comprometer o conforto. No piso esburacado das ruas de São Paulo, o sedã mexicano não mostrou sinais de franqueza, sem batidas secas. No cômputo geral, o Nissan é bem acertado, até mesmo a direção com assistência elétrica consegue ser mais comunicativa que a quase anestesiada do primo Mégane.

 

 

Guilber Hidaka

Interior tem bom acabamento e se destaca pelo bom sistema de som com controles no volante e pelo amplo espaço

 Os problemas do Sentra começam com o consumo com etanol. Com taxa de compressão mais baixa do que poderia ter (9,7: 1), consegue fazer apenas 5,6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Além disso, o visual está quase sem mudanças desde 2007. Exceto pelos retoques na grade dianteira e pela troca dos retrovisores fixos inspirados nos do esportivo 350Z pelos dobráveis (e com desenho sem graça), o carro é o mesmo há cinco anos.

Outro ponto negativo é que falta regulagem de profundidade do volante. Mas apesar de ser mais curto que a maioria dos concorrentes, tem boa distância entre-eixos (2,69 metros, ante 2.60 m do Corolla), o que contribui com o espaço interno. Entretanto, apesar do porta-malas de 442 litros não ser dos maiores é o único que vem com divisória para dividir ou ocultar parte da bagagem.

 

Guilber Hidaka

À esquerda, o porta-malas com a divisória retrátil que serve para separar ou ocultar parte da bagagem

E a tal chave inteligente? Bem, no dia a dia, o novo recurso se mostrou pouco prático. Seria melhor adotar a partida por botão e chave do tipo cartão, mais fácil de ser guardada e com um encaixe no painel, o que fez falta no caso do sistema do Sentra. O jeito foi deixar a chave solta no porta-copos (curiosamente regulável conforme o tamanho do copo que estiver sendo usado). Se a chave estiver no bolso e você se distanciar do carro com as portas abertas, começa a soar um sinal de advertência e a piscar uma luz no painel, útil, mas incômodo não? Conclusão: não encontrei muita vantagem nesse sistema I-KEY. Se fosse opcional, dispensaria. Mas é de série nas versões S e SL e não disponível na básica.

 

 Guilber Hidaka

Chave inteligente se mostrou pouco prática no dia a dia. Não conta com encaixe no interior do carro e tem formato convencional

 

 

 

 

 

 FONTE: Auto Esporte

 

 

 

Tópico: Confira a avaliação do Nissan Sentra 2012

Sentra SL

Nelson 01-06-2012
Ótima opção, ainda mais agora com a redução de IPI e o incentivo da Montadora.

opinião

mario 30-05-2012
estou em duvida. sentra,polo sedan,grand livinia ou versa.alguem pode ajudar. quero tb saber o valor na hora da revenda,obrigado.

Re:opinião

tiago 15-07-2012
o polo

sentra 2011

Armando 13-05-2012
comprei um sentra em maio de 2011...ate o momento nao tenho o que reclamar...trabalho como representante na cidade e estrada e a média dele é 12,5...confortavel. tem motor e economico...nao precisa falar mais nada..relaçao custo benefico sem comparaçoes...

Re:sentra 2011

DIEGO 15-07-2012
O sentra é massa mais eu prefiro o honda civic

Sentra é massa.

Rafael XFX 05-04-2012
Vai se lascar reporter filho da puta vou comprar sem medo de me arrepender.

Re:Sentra é massa.

Érico 20-04-2012
Bom mesmo!!! Reportagem de MERDA.

Re:Re:Sentra é massa.

DIEGO 15-07-2012
o reporte é um infarado

Re:Re:Re:Sentra é massa.

Gustavo Mossini 07-08-2012
Os caras só podem receber $$ das quatro 'nacionais' pq onde ja se viu criticar um carro desse...
Num país onde Uno (mile), Gol, Celta... são considerados carrões e as avaliações sempre positivas....
C3, Sandero são muito mais carros e criticados um monte...

Re:Sentra é massa.

Malta 11-05-2012
O repórter deveria enfiar a chave no rabo...kkkkkk

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